No competitivo mercado da hotelaria, a satisfação dos clientes é fundamental para manter os negócios em funcionamento. Um dos fatores importantes é o sistema de refrigeração para hotéis, ponto crítico para a permanência dos hóspedes e seu retorno.
O motivo da relevância é o impacto na experiência do consumidor, aspecto muito valorizado pelos brasileiros, segundo a pesquisa CX Trends 2025. O levantamento indicou que 59% das pessoas preferem gastar mais para se sentirem satisfeitas com a marca. Além disso, 23% dizem que a qualidade do produto é o fator mais importante para a tomada de decisão.
Outro dado interessante indica que 78% escolhem consumir de marcas que oferecem uma boa experiência. Os números comprovam que investir na satisfação dos clientes traz resultado — e o conforto térmico é estratégico para alcançar esse objetivo.
Então, como otimizar a climatização dos hotéis? Neste post, vamos trazer informações importantes sobre o assunto, como os sistemas mais eficientes, os modos para reduzir o consumo de energia e a necessidade da limpeza dos filtros. Continue a leitura e entenda!
Para climatizar seu hotel, há várias opções disponíveis:
Dentre as alternativas, vale a pena saber quais são os sistemas de refrigeração mais eficientes em termos energéticos. Os destaques são VRF e chiller. No entanto, você não precisa perder o sono para tomar sua decisão. A Vulp Air avalia todas as características dos sistemas e compara às suas necessidades.
Assim, seu hotel terá a melhor climatização com o menor consumo. Ou seja, você equilibra gasto e satisfação dos hóspedes.
Se você quer saber como reduzir o consumo de energia do sistema de refrigeração do seuhotel, deve buscar estratégias eficientes. Algumas opções são melhorar o isolamento térmico, fazer manutenções preventivas, capacitar funcionários e investir em soluções inteligentes.
Assim, mais do que evitar a perda de energia e vazamentos de ar e educar as pessoas para o uso correto dos equipamentos, é importante adotar medidas de controle inteligente. Por exemplo, com a Vulp Air, você contrata um plano de ar-condicionado por assinatura e tem uma climatização mais eficiente.
Além de escolher os equipamentos mais adequados ao negócio, você também terá um Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC). O documento vai definir a rotina de manutenções, práticas essenciais para o bom funcionamento dos sistemas de climatização.
Sem contar que o modelo de assinatura é mais econômico do que comprar aparelhos de ar-condicionado novos. Afinal, você não faz nenhum investimento inicial elevado e paga apenas valores mensais, já predefinidos e com total previsibilidade.
Dentro desse modelo de refrigeração por assinatura, as manutenções incluem a substituição de peças e filtros. O objetivo é a garantia da máxima eficiência com o menor consumo e maior resfriamento.
O indicado é fazer a substituição dos filtros de ar dos sistemas de climatização do hotel a cada 30 dias, para locais com muita poeira, alta circulação de indivíduos ou quando as pessoas presentes no ambiente têm alergia respiratória. Em residências, a troca pode acontecer no intervalo de 1 a 3 meses.
Assim, se você quer saber com que frequência os filtros de ar devem ser substituídos em hotéis, a média é de 1 mês. No entanto, vários fatores influenciam esse período, como o tipo do material, o uso, o ambiente e as recomendações da fabricante.
Aqui, é importante lembrar a importância da troca desse componente. A prática garante a boa qualidade do ar, diminui o consumo de energia e melhora o desempenho do equipamento. Também há impactos na saúde das pessoas que passam pelo local, já que não há proliferação de microrganismos, que causam doenças respiratórias.
A manutenção dos filtros é prática regular para empresas que contratam as soluções da Vulp Air. Com os nossos planos, a higienização e a troca de componentes acontecem com a frequência correta, como determinam as normas vigentes e o PMOC elaborado.
Como você viu, é possível ter um sistema de refrigeração para hotéis sem comprar os equipamentos. Duas alternativas são o aluguel de ar-condicionado e a assinatura, que funcionam de maneira semelhante.
A diferença é que a locação pode ser pontual, enquanto a assinatura implica uma parceria de longo prazo e tem mais serviços incluídos. De toda forma, você pode escolher o plano mais indicado para as necessidades do seu hotel.
A partir dessa decisão, você tem planejamento, instalação e manutenção previstos no seu plano de refrigeração por assinatura, com um valor fixo mensal. Além desses benefícios, você fica livre para se dedicar à atividade principal do seu negócio, ganha mais eficiência energética e tem acesso aos equipamentos mais modernos do mercado.
Todos esses aspectos geram uma redução do consumo, que se transforma em economia. Sem contar que você pode contratar uma empresa sustentável, que adota a logística reversa e faz bem para o meio ambiente.
Esse critério é um ponto de valorização dos clientes, tanto que um estudo da ESG Insights indicou que 95% dos brasileiros preferem marcas que contam com práticas sustentáveis. Esse é mais um motivo para seu hotel considerar essas ações.
Ao conhecer todas as vantagens do ar-condicionado por assinatura, fica claro que vale a pena investir nesse modelo. Afinal, você economiza no investimento inicial, paga apenas um valor fixo mensal e tem previsibilidade de custos com inclusão de instalação, planejamento e manutenção.
A Vulp Air oferece todos esses serviços e conta com planos de climatização inteligentes. Você escolhe o que precisa, paga pelo que usar e obtém toda a eficiência necessária. Assim, seu sistema de refrigeração para hotéis gera satisfação e contentamento nos clientes, o que se traduz em vantagens financeiras para o seu negócio.
Agora, falta só conhecer mais sobre o modelo de assinatura. Acesse o site da Vulp Air, converse com nossa equipe e entenda por que vale a pena ter uma gestão de climatização diferenciada e inteligente.