Existem alguns setores que exigem cuidados especiais. A refrigeração para indústria alimentícia é um dos principais exemplos, já que preserva a segurança e a qualidade dos produtos e evita a proliferação de bactérias e microrganismos prejudiciais à saúde das pessoas.

Caracterizado pelo resfriamento, congelamento e armazenamento de alimentos e bebidas, esse sistema também contribui para a redução de custos com desperdícios. Ao mesmo tempo, mantém suas propriedades por um período mais longo.

Conforme material publicado no site da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a comida refrigerada é semelhante à fresca e também conta com as características higiênicas e sensoriais apropriadas ao consumo humano. Portanto, os benefícios valem tanto para quem compra quanto para as empresas.

Então, como funciona a refrigeração industrial e de que forma ter mais eficiência nesse processo? Vamos trazer a resposta neste artigo, além de explicar quais são os principais métodos, se vale a pena comprar ou alugar e por que pensar na locação inteligente. Continue a leitura e entenda!

Quais são os principais métodos de refrigeração na indústria de alimentos?

Os principais métodos de refrigeração na indústria de alimentos são a própria refrigeração, o congelamento e os modelos de refrigeração por amônia, dióxido de carbono e com fluidos ecológicos. Cada um desses tipos tem uma indicação de uso e características específicas. Entenda melhor em seguida.

Refrigeração

Mantém a temperatura entre 0ºC e 10ºC para desacelerar a reprodução dos microrganismos. Não elimina o crescimento microbiano, mas garante o frescor dos produtos por um período mais longo.

As vantagens são a preservação da qualidade, do sabor, da cor e/ou da textura dos alimentos. Assim, indica-se usar a refrigeração para laticínios, carnes frescas, ovos, frutas e vegetais. O ponto negativo é que muitos produtos exigem outro modelo de resfriamento.

Congelamento

Mantém os alimentos em temperaturas inferiores a -18ºC. Devido a esse processo, há interrupção quase total das reações microbianas, o que garante a preservação dos produtos por um longo período.

Mais um ponto positivo desse método é a possibilidade de preservar a textura original da comida, desde que o congelamento ocorra rapidamente. Assim, os alimentos mantêm a integridade e o valor nutricional. Sua indicação é válida para vegetais, peixes, carnes, frutas e pratos prontos.

Refrigeração por amônia

É uma opção mais sustentável porque tem baixo impacto ambiental. Também tem um custo acessível e elevado desempenho térmico. Por outro lado, a refrigeração por amônia exige cuidado, porque o material tem características tóxicas e inflamáveis. Assim, você precisa monitorar continuamente para evitar acidentes.

Refrigeração por dióxido de carbono

Garante o congelamento ultrarrápido e preciso dos alimentos, com manutenção da temperatura entre -35ºC e -53ºC. Com esse processo, diminui a formação dos cristais de gelo e garante a textura, a qualidade e o sabor da comida. A aplicação acontece via gás ou neve carbônica.

Refrigeração com fluidos ecológicos

Utiliza o gás carbônico, a amônia, os hidrocarbonetos, o ar e a água como refrigerantes. Essa característica faz com que a alternativa seja amiga da sustentabilidade, já que os recursos são naturais. É uma boa opção para projetos que requerem eficiência energética com a aplicação de práticas ESG (Environmental, Social and Governance, ou ambiental, social e de governança).

Portanto, existem diferentes possibilidades de refrigeração para indústria alimentícia. Cada tipo de produto exige um método específico para evitar a perda de qualidade dos alimentos e preservar sua textura, sabor e integridade. Ao seguir as regras, você obtém o melhor resultado para quem compra da sua empresa.

Como funciona a refrigeração industrial?

A refrigeração industrial funciona com um líquido refrigerante que tem ponto de ebulição abaixo de 0ºC. Assim, ocorre a absorção do calor de determinado produto ou do ambiente e sua transferência para outro local. A troca térmica gera o resfriamento, que acontece devido a processos de compressão, condensação, expansão e evaporação.

Entenda melhor como funciona a refrigeração industrial com a explicação de cada uma das etapas:

  • compressão: um compressor comprime o refrigerante e aumenta sua pressão e temperatura;
  • condensação: o fluido, sob alta pressão e temperatura, passa por resfriamento e vai do estado gasoso ao líquido;
  • expansão: uma válvula reduz a pressão e a temperatura do refrigerante;
  • evaporação: o fluido passa do estado líquido para o gasoso, e há a absorção do calor para retornar ao processo de resfriamento.

Os principais fluidos refrigerantes envolvidos nesses processos são amônia, hidrocarbonetos e dióxido de carbono. Já os componentes mais utilizados são compressor, condensador, válvula de expansão e evaporador. Esses elementos participam das diferentes fases da refrigeração industrial e cumprem suas funções.

Leia também: Como funciona um sistema de refrigeração industrial?

Comprar ou alugar equipamentos de refrigeração industrial?

A decisão de comprar ou alugar equipamentos de refrigeração industrial depende da análise de diferentes fatores. As duas opções têm benefícios e desvantagens. Entenda melhor.

Compra de equipamentos de refrigeração industrial

Ao escolher a compra de equipamentos de refrigeração para indústria alimentícia, você tem disponibilidade de uso, pode negociar diretamente com o fabricante ou o fornecedor e reduzir os custos fixos.

Por outro lado, precisa se responsabilizar por toda a manutenção preventiva e também por possíveis interrupções devido à quebra do equipamento ou necessidade de substituir peças. Portanto, os gastos podem se elevar com o passar do tempo, inclusive pela obsolescência.

Aluguel de equipamentos de refrigeração industrial

Já a locação dos equipamentos de refrigeração industrial é vantajosa por exigir um menor investimento inicial, com preservação do seu capital de giro. Também há redução dos gastos com manutenção, porque esse trabalho fica sob responsabilidade da empresa de terceirização para indústria.

Outros benefícios são a adequação à demanda, já que você fecha o contrato conforme a sua necessidade, e o foco na atividade-fim. Ou seja, sua equipe passa a ter uma atuação mais estratégica.

De toda forma, sempre considere a realidade da indústria alimentícia, os seus gargalos de produtividade e o planejamento estratégico do seu negócio. Dessa forma, é possível tomar a melhor decisão.

Leia também: Saiba o que é o Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) em refrigeração e sua importância para o seu negócio

Locação inteligente de refrigeração

A locação inteligente de refrigeração é um modelo que traz benefícios para a sua empresa. Você tem acesso a soluções customizadas e garante que o seu parque industrial permaneça moderno, atualizado e com as manutenções feitas.

Esse processo exige baixo investimento e dedicação de tempo do gestor. Desse modo, há mais economia de custos e você se preocupa apenas em fazer sua empresa crescer — e com a possibilidade de se diferenciar da concorrência.

Vale a pena destacar que:

  • é possível deduzir os gastos com a terceirização na declaração do Imposto de Renda;
  • você tem mais responsabilidade ambiental, porque pode fazer parceria com uma empresa que adota a logística reversa, opta por equipamentos eficientes e utiliza energias renováveis, como a Vulp Air. 

Nesse cenário, destaca-se o modelo de refrigeração por assinatura. Baseado no Software as a Service (SaaS), esse formato de contratação implica firmar um contrato fechado com acesso a certos serviços. É, portanto, uma forma de obter eficiência operacional com um pagamento mensal e previsível.

Terceirização para indústria: conheça a refrigeração por assinatura da Vulp

Quando você opta pela terceirização para indústria, obtém benefícios ao priorizar as atividades estratégicas do seu negócio, reduzir os custos operacionais e ter um controle melhor da qualidade. Também há ganhos na confiabilidade e na segurança, já que o contrato inclui todos os procedimentos de manutenção dos equipamentos.

Essas vantagens são perceptíveis no modelo de refrigeração por assinatura. Você reduz custos e tem acesso à mão de obra especializada, com todo o treinamento necessário.

É o que oferece a Vulp. Além da locação inteligente de refrigeração para indústria alimentícia, temos o sistema por assinatura, ideal para empresas que precisam do resfriamento em larga escala. Assim, você escolhe a opção mais benéfica para o seu negócio.

Portanto, antes de escolher os equipamentos de refrigeração para indústria alimentícia, considere as possibilidades. Como consequência, você reduz custos e preserva a qualidade dos produtos, além de entregar a comida com o máximo de sabor, qualidade e integridade.

E você, deseja ter um sistema eficiente de refrigeração para sua indústria alimentícia? Entre em contato com a Vulp e conheça o nosso modelo por assinatura! Veja como funciona, tire suas dúvidas e entenda por que essa é a melhor opção para o seu negócio!

You may also like

3 razões para terceirizar um purificador de água para a sua empresa
3 razões para terceirizar um purificador de água para a sua empresa
17 Junho, 2025

Para as empresas que se preocupam com o bem-estar de seus colaboradores, ter um purificador de água é fundamental. O cor...

Saiba economizar com a temperatura ideal do ar-condicionado
Saiba economizar com a temperatura ideal do ar-condicionado
12 Agosto, 2025

Em pleno verão, saber qual é a temperatura ideal do ar-condicionado faz a diferença para equilibrar conforto térmico e e...

PMOC: o que é e como a Vulp Air pode ajudar sua empresa
PMOC: o que é e como a Vulp Air pode ajudar sua empresa
9 Junho, 2025

PMOC: o que é e como a Vulp Air pode ajudar sua empresa O Plano de Manutenção, Operação e Controle, (lei nº 13.589/2018)...