Se você está em busca de opções para climatizar seu espaço comercial ou industrial, com certeza já se perguntou se compensa investir em um climatizador ou ar condicionado.
Essa dúvida é mais comum do que você imagina, e já podemos adiantar: não existe uma resposta única que serve para todo tipo de negócio.
Na verdade, a escolha depende de diversos fatores, como o ambiente onde instalar o equipamento, a necessidade de refrigeração e até o orçamento da empresa. Ou seja, são muitos aspectos para considerar na hora de decidir!
Para te ajudar nessa tarefa, trouxemos as principais diferenças entre climatizador e ar condicionado e se vale mais a pena alugar ou comprar. Quer aprender sobre o assunto? Então, vamos lá!
Para conseguir uma temperatura agradável, você pode optar por um climatizador ou ar condicionado. Enquanto o primeiro garante ventilação e umidificação, o segundo resfria o ambiente. No entanto, embora o climatizador seja mais barato e consuma menos energia, não é tão eficaz para ambientes maiores como o ar condicionado.
Se você continua em dúvida sobre qual compensa mais: ar condicionado ou climatizador, que tal conhecer as especificações de cada aparelho para entender o que se adequa melhor às necessidades da sua empresa?
Climatizador |
Ar condicionado |
|
Funcionamento |
O climatizador funciona como um ventilador. Porém, o aparelho ventila água gelada para umidificar e refrescar o ambiente. |
O ar condicionado diminui a temperatura (ou aumenta, a depender do modelo) e resfria completamente o ambiente por meio de um compressor e gás refrigerante. |
Eficiência térmica |
Não resfria o ambiente, apenas refresca. Se comparado ao ar condicionado, é um aparelho menos eficiente se o objetivo for conforto térmico. |
É um aparelho de alta eficiência térmica, que consegue reduzir a temperatura em vários graus, de acordo com sua necessidade. |
Consumo de energia |
Consome menos energia. |
Consome mais energia, principalmente quando se utiliza um modelo mais potente. |
Custo inicial e de manutenção |
Baixa necessidade de investimento por ser um equipamento mais barato e de instalação simples. Além disso, reduz a manutenção (só é necessário limpar o reservatório e os filtros). |
Investimento alto para compra e instalação, além de exigir manutenção periódica para a limpeza dos filtros e recarga do gás. Para reduzir os custos, é possível alugar o equipamento e terceirizar todo o serviço de climatização do ambiente. |
Ambientes mais indicados |
É indicado para ambientes menores, secos e não muito quentes, visto que não reduz a temperatura drasticamente, apenas refresca o local. |
É indicado para locais de qualquer tamanho, especialmente para ambientes fechados e grandes, que precisam de um resfriamento eficiente. |
Agora que você já comparou ambos os aparelhos, vamos à escolha final? Basicamente, o que você precisa saber para se decidir é:
Depois de comparar os equipamentos, é hora de falar sobre alugar ou comprar. Afinal, o que vale mais a pena?
Para otimizar os custos, a melhor saída é alugar os aparelhos. Claro, desde que você opte por um serviço de locação inteligente de refrigeração. Caso contrário, o aluguel pode ficar mais caro do que a compra — sabe o famoso “barato que sai caro”? Tome cuidado!
Quando falamos em locação inteligente, nos referimos a um serviço com baixa necessidade de investimento, mas que inclui todo o suporte técnico de que você precisa.
Pense só: se você compra um ar condicionado, por exemplo, precisa se preocupar com a instalação e as manutenções regulares do equipamento. Além disso, caso mude para um local maior/menor ou contrate mais pessoas, sua necessidade de refrigeração pode mudar.
Sem contar que a desatualização dos equipamentos causa perda de eficiência energética. Ou seja, você fica com um ar antigo que já não dá mais conta do recado, e pode não conseguir atualizar quando for necessário.
Por outro lado, ao optar por alugar climatização do seu comércio ou indústria, além de reduzir o investimento, você pode contar com um suporte especializado e ter maior previsibilidade de gastos, sem precisar pagar a mais para manutenções, troca de peças e até upgrade de aparelhos.
Além de garantir que tudo esteja de acordo com as normas da Anvisa e regulamentações específicas.
Leia também: Ar-condicionado com defeito: 4 problemas mais comuns!
Se você chegou até aqui, não se esqueça de que a avaliação do ambiente é muito importante para escolher entre climatizador ou ar condicionado. Afinal, se o objetivo é refrigerar um espaço, não basta preferir determinado aparelho, é preciso entender se o equipamento atende às suas necessidades.
E se quiser facilitar ainda mais a sua decisão, conte com a nossa empresa! A Vulp Air oferece assinatura inteligente de refrigeração para diversos setores, para garantir mais eficiência e economia para o seu negócio.
Com nosso serviço de climatização presente no mercado há mais de 50 anos, sua empresa aluga os aparelhos e garante a instalação e as manutenções por uma mensalidade fixa. Tudo projetado para garantir um excelente resultado para você e sua equipe!
Fale com nosso especialista e solicite uma proposta personalizada.