A climatização de ambiente industrial é uma prática obrigatória em alguns segmentos de atuação, como as atividades de manipulação de alimentos e medicamentos. Mais do que uma exigência, esse sistema também melhora o conforto térmico de quem trabalha na empresa e pode até aumentar a produtividade.
Conforme estudo acadêmico realizado sobre o impacto do ar-condicionado no rendimento profissional, a melhora pode chegar a 18%. Também há impactos no bem-estar das pessoas e até na vida útil dos equipamentos. Ou seja, as regulamentações são uma justificativa extra para investir nesse tipo de sistema.
Então, o que você precisa saber sobre o assunto e como é possível reduzir custos? Neste post, vamos abordar esses aspectos e apresentar a refrigeração por assinatura como uma opção de terceirização para indústria. Continue a leitura e entenda!
O que é climatização de ambiente industrial?
A climatização de ambiente industrial é o uso de equipamentos e tecnologias que resfriam o ambiente e controlam a temperatura e a umidade. O projeto ainda inclui as rotas de ventilação e exaustão e a qualidade do ar interior para aumentar a eficiência operacional e atender às demandas e à legislação do setor de atuação.
Esse sistema pode aquecer, refrigerar ou ventilar o local e abrange diferentes dispositivos, como desumidificadores, aparelhos de ar-condicionado, sistemas de calefação e cortinas de ar. Afinal, o propósito da climatização é garantir o equilíbrio térmico e a uniformização da temperatura.
Cada segmento de mercado tem suas exigências com relação à necessidade de refrigeração. De toda forma, a instalação e a manutenção devem seguir as diretrizes da Lei 13.589/2018, que dispõe sobre o Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC), e as diretrizes da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Como funciona o sistema de climatização?
O sistema de climatização funciona por meio da transferência de calor. Assim, ocorre a absorção do calor do ambiente e sua expulsão para outro local. Ao mesmo tempo, acontece a circulação do ar para controlar a temperatura.
Conheça os princípios básicos para entender como funciona o sistema de climatização:
- absorção de calor: o evaporador capta o ar quente, e o gás refrigerante do seu interior faz a mudança do estado líquido para o gasoso. Assim, a temperatura diminui;
- expulsão de calor: o fluido em estado gasoso e sob pressão elevada passa para o condensador, que libera o ar quente para o ambiente externo. Então, o gás volta a ser líquido;
- circulação de ar: o ar interno passa pelo evaporador para resfriar e desumidificar. A parte fria segue para o ambiente interno, enquanto o calor vai para a área externa.
Para que tudo funcione perfeitamente, os seguintes componentes são necessários:
- compressor: aumenta a temperatura e a pressão do gás refrigerante;
- condensador: passa o calor do fluido para o ambiente externo;
- válvula de expansão: diminui a temperatura e a pressão do refrigerante que seguirá para o evaporador;
- evaporador: coleta o calor interno e resfria o ar;
- ventiladores: circulam o ar.
Apesar de esse ser o funcionamento básico do sistema, há diferentes tipos de climatização que atendem a várias demandas. Ao conhecer cada uma das alternativas, você escolhe a mais adequada para o seu negócio.
Quais são os tipos de climatização?
Os tipos de climatização são os sistemas de refrigeração, aquecimento, ventilação e exaustão. Cada modelo tem suas características e uso mais apropriado.
Veja quais são os tipos de climatização de ambiente industrial.
Refrigeração
Contempla climatizador ou ar-condicionado, equipamento responsável por resfriar o local, controlar a temperatura e filtrar partículas indesejáveis. É fundamental utilizar cortinas de ar para separar o ambiente interno do externo (por exemplo, na entrada do estabelecimento) para evitar que o aparelho funcione em potência máxima.
Assim, obtém-se mais eficiência energética. Ao mesmo tempo, são necessárias menos manutenções frequentes.
Leia também: Como funciona um sistema de refrigeração industrial?
Aquecimento
É responsável por aquecer o ambiente industrial, especialmente quando o local é frio ou requer uma temperatura predeterminada. É possível usar diferentes fontes de energia e tecnologias. Os modelos mais modernos contêm sistemas de controle e automação para equilibrar os diferentes parâmetros.
Ventilação
Tem o objetivo de circular o ar e dissipar vapores, gases e contaminantes. Pode complementar o ar-condicionado para ajudar a controlar a temperatura.
Exaustão
É a etapa que consiste na captação do fluxo de ar contaminado com a consequente eliminação para o ambiente externo. Essa é uma forma de melhorar a qualidade do ar interior e a saúde de quem frequenta ou passa pelo local.
Quanto custa um sistema de climatização?
Um sistema de climatização para ambientes industriais pode custar acima de R$50 mil. Vários fatores influenciam o valor cobrado, como o tipo utilizado, o tamanho do espaço, a complexidade da instalação, a marca e o modelo dos equipamentos, além da sua região. Ainda podem existir gastos adicionais, como projeto, instalação e manutenção.
Portanto, é difícil saber exatamente quanto custa um sistema de climatização, já que esses aspectos podem mudar muito o valor da instalação e manutenção. Ainda existe a alternativa do aluguel de equipamentos, que ajuda a reduzir gastos e ter mais eficiência, como veremos em seguida.
Locação inteligente de refrigeração: uma opção de baixo custo
Em vez de adquirir os equipamentos necessários para a climatização industrial, você pode optar pela locação inteligente de refrigeração. Esse modelo diferenciado é uma alternativa para reduzir custos tanto de empresas que não querem investir em um sistema próprio quanto das que não podem arcar com esse custo no momento.
O aluguel de equipamentos é um diferencial estratégico, porque não exige investimento inicial elevado. Toda a gestão, manutenção e instalação dos aparelhos fica sob responsabilidade da empresa que presta o serviço, e você paga apenas pelos aparelhos e serviços utilizados.
Refrigeração por assinatura: uma escolha sustentável
Dentro do conceito de locação inteligente, existe a refrigeração por assinatura, um modelo baseado no Software as a Service (SaaS), no qual você paga um valor fixo mensal. O contrato contempla uma série de serviços, inclusive a manutenção preventiva e corretiva dos aparelhos.
Para as empresas, essa é a oportunidade de escolher uma alternativa mais econômica e sustentável. De um lado, você deixa de se preocupar com gastos imprevisíveis. Do outro, tem acesso a equipamentos modernos com alta eficiência energética e conta com o processo de logística reversa da empresa que presta o serviço.
Dessa forma, você recebe um serviço de qualidade por um valor previsível e sem imprevistos. Sem contar que terá todo o suporte de uma equipe técnica especializada em climatização de ambiente industrial.
A terceirização para indústria como solução: conheça a Vulp Air
Com todas essas informações, fica claro que a terceirização para indústria é uma solução viável, inclusive no que se refere ao controle da temperatura nos ambientes internos. Além de seguir a legislação vigente, essa é uma forma de você receber um serviço com toda a expertise necessária.
Ao escolher a terceirização, você obtém vários benefícios, como redução de custos, acesso a especialistas e tempo para priorizar as atividades principais do seu negócio. Assim, ganha mais eficiência e produtividade e alcança bons resultados.
É o que a Vulp Air, antiga Colortel, oferece. Com mais de 50 anos de experiência, nossa equipe tem todo o conhecimento exigido para atender o seu negócio e fazer o projeto, a instalação e a manutenção dos equipamentos.
Assim, você melhora a climatização de ambiente industrial, aumenta o bem-estar das pessoas que trabalham no local e garante conforto térmico para quem frequenta ou passa pelo local.
Agora, está na hora de você entender melhor como funciona a refrigeração por assinatura, concorda? Aproveite e entre em contato com a Vulp Air para saber como é possível climatizar a sua indústria e melhorar os seus resultados!