Artigos e Conteúdos

Ar-condicionado VRF: o que é + vantagens do sistema

Written by Vulp Air | 16/06/25 11:00

O ar-condicionado VRF (Volume de Refrigerante Variável) é um sistema de refrigeração mais econômico, eficiente, seguro e ambientalmente consciente. Indicado para edifícios comerciais e residenciais de médio e grande porte, esse modelo se caracteriza por ter uma central que liga várias evaporadoras a uma condensadora.

Essa explicação técnica se traduz em dados. Conforme uma pesquisa publicada na revista acadêmica Energy Reports, a simulação feita sinalizou uma economia de 15% a 42% no uso de energia local e de 18% a 33% na fonte dos sistemas tradicionais.  

Com essas porcentagens significativas, vale a pena entender o conceito desse sistema e conhecer todas as suas vantagens, concorda? É o que vamos apresentar neste artigo. Então, que tal saber mais? Continue a leitura e confira!

O que é VRF em ar-condicionado?

O VRF em ar-condicionado é um sistema de climatização que tem uma unidade externa ligada a diferentes equipamentos internos. Essa rede favorece o controle de temperatura individual por área, com a otimização do fluxo de refrigerante fornecido. Na prática, cada local tem a quantidade certa de resfriamento ou aquecimento para mais eficiência energética.

Essas características também geram mais conforto para as pessoas que estão nos ambientes. Afinal, por ter uma central multi-split com fluxo de gás variável, esse modelo de refrigeração tem uma expansão direta e modular e se adapta facilmente a estruturas variadas.

Ao saber o que é VRF em ar-condicionado, percebe-se que seu grande diferencial é a combinação de tecnologia eletrônica e sistemas de controle microprocessados, além da interligação de múltiplas unidades internas em um só ciclo de refrigeração. Desse modo, há um melhor gerenciamento de temperatura.

Leia também: Conheça 3 tipos de ar-condicionado industrial e saiba qual é o melhor para a sua empresa

Quais são as vantagens do sistema de ar-condicionado VRF?

Os benefícios do ar-condicionado VRF são a máxima eficiência energética e a redução do consumo de energia. Esses equipamentos ainda oferecem conforto térmico e mais controle da temperatura, além de serem silenciosos. Também são sustentáveis e não prejudicam a camada de ozônio devido à ausência de cloro nos fluidos refrigerantes.

Esses fatores fazem com que seja um dos sistemas mais modernos, versáteis e avançados do mercado. Um destaque do VRF é a existência de diversos tipos de evaporadoras para permitir um projeto de climatização customizado para vários ambientes, além da instalação de tubulações a longa distância.

Outros aspectos que demonstram quais são as vantagens do sistema de ar-condicionado VRF são a tecnologia inteligente, que detecta falhas e informa qualquer anormalidade, e a instalação simples. Dessa forma, você previne possíveis danos e pode usar os equipamentos rapidamente.

Qual a diferença entre VRV e VRF em ar-condicionado?

Sistema VRV é apenas nome técnico, e ar-condicionado VRF é o nome popular. A sigla VRV significa Variable Refrigerant Volume, amplamente conhecido na indústria como Variable Refrigerant Flow (VRF).

Portanto, as duas siglas são equivalentes, e você não precisa se preocupar tanto em saber qual a diferença entre VRV e VRF em ar-condicionado, porque, na prática, não existe. Em qualquer caso, a sua empresa conta com uma boa infraestrutura de refrigeração, já que se realiza todo um planejamento para instalar o sistema.

Qual a diferença entre VRF e split?

VRF e split são modelos semelhantes, mas há diferenças no controle de temperatura e na capacidade de climatização. O primeiro sistema tem uma utilização maior em ambientes comerciais, porque aceita mais de 60 evaporadoras e tem mais de 100 HP (horsepower) de potência. Assim, alcança distâncias mais longas.

Por sua vez, para saber exatamente qual a diferença entre VRF e _split_, vale destacar que o último permite até cinco evaporadoras e conta com uma capacidade de 3 HP. Ainda assim, ambos os equipamentos contam com uma condensadora ligada a duas ou mais unidades internas.

Sistema VRF: vale a pena adotar o ar-condicionado por assinatura?

O ar-condicionado VRF, ou sistema VRV, é a melhor opção para empresas e ambientes comerciais em geral, porque tem alta potência. Suas características também geram eficiência energética e sustentabilidade.

No entanto, ainda é possível obter mais benefícios. 

Basta optar pela redução de custos na empresa com a terceirização de serviços. Com a Vulp Air, por exemplo, existe o ar-condicionado por assinatura para que você tenha todos os serviços da instalação à manutenção incluídos no plano.

Desse modo, você deixa de se preocupar com gastos inesperados e ainda conta com equipamentos de refrigeração em boas condições de funcionamento, que trazem conforto e bem-estar às pessoas que trabalham na sua empresa.

A Vulp, no mercado há mais de 50 anos, ainda oferece mão de obra capacitada para o projeto, instalação e manutenção. Desse modo, você conta com um sistema de ar-condicionado VRF pronto para uso e máxima eficiência.

Então, que tal contar com uma equipe especializada para implementar os equipamentos de climatização na sua empresa? 

Entre em contato com a Vulp Air, converse com nosso time de especialistas e veja como o ar-condicionado por assinatura pode ser a melhor alternativa para o seu negócio!