Já aconteceu de você ter um ar-condicionado com cheiro de mofo? Essa situação é bastante comum e tem causas variadas. Quando acontece, a qualidade do ar interno tende a ficar ruim e gera problemas para a saúde das pessoas e até para a produtividade das equipes em uma empresa.
Segundo o site do pneumologista Dr. Carlos Garcia, o filtro sujo no ar-condicionado pode acumular fungos, ácaros e poeira, que causam crises de rinite alérgica, asma e bronquite, por exemplo.
Outros problemas também podem aparecer, como a Síndrome do Edifício Doente, que expõe as pessoas a mais riscos de doenças pulmonares, além de conjuntivite e dermatite, conforme o Manual MSD.
Ainda existem mais causas para o cheiro de mofo. De todo modo, esse incômodo prejudica a produtividade em empresas. Afinal, o mau funcionamento do aparelho de climatização gera mal-estar, como já aconteceu com 8 a cada 10 brasileiros, de acordo com a Pesquisa Calor no Trabalho: impactos e estratégias dos brasileiros.
Então, como você pode acabar com o cheiro de mofo no seu aparelho de ar-condicionado? E de que forma é possível garantir a regularidade da limpeza do sistema de ventilação? Vamos abordar essas questões a partir de agora. Acompanhe!
Os motivos para o cheiro de mofo são falta de manutenção e limpeza nos filtros do ar-condicionado, excesso de umidade nos dutos e proliferação de fungos e bactérias. As causas desse problema são: congelamento das bobinas da evaporadora, drenagem sobrecarregada, entupimento do encanamento da condensadora e tamanho incorreto do equipamento.
Assim, ocorre a proliferação de microrganismos nocivos à saúde, o que causa cheiro de mofo no ar-condicionado e pode gerar problemas respiratórios, como rinite e sinusite, devido ao lançamento de esporos no ambiente.
Leia também: O que pode ser ar-condicionado com cheiro ruim e o que fazer?
Sentir um odor desagradável no ar-condicionado pode sinalizar a presença de bactérias e fungos. Nesse caso, há riscos à saúde respiratória, já que podem piorar algumas alergias (como rinite e sinusite), causar irritação nos olhos e até aumentar o risco de infecções pulmonares (se houver uma exposição por longo prazo).
Porém, nem sempre o cheiro ruim no ar-condicionado é perigoso, porque pode indicar outras situações, como problemas de manutenção. De qualquer maneira, uma equipe técnica especializada consegue resolver o desconforto.
No caso de fungos e bactérias no ar-condicionado, situação bastante comum, as consequências podem ser graves. Segundo o site do pneumologista Dr. Carlos Garcia, a falta de higienização e manutenção pode levar à Doença dos Legionários.
Essa infecção grave afeta os pulmões e sua causa é a bactéria Legionella pneumophila. Já um artigo científico do site Science Direct alerta que os filtros em aparelhos de ar-condicionado split contêm 8,17% de fungos patogênicos (que geram doenças) e alergênicos (ocasionam alergias).
Agora, o ponto principal é de que forma resolver esse problema. Se é essa a resposta que busca, continue a leitura.
Veja algumas boas práticas para eliminar os odores no seu aparelho:
Assim, a melhor forma de saber como tirar cheiro de mofo do ar-condicionado é fazer a limpeza do sistema de ventilação e a manutenção regular do sistema. Você pode adotar esses cuidados em casa, mas nunca deve limpar a parte interna do aparelho nem usar produtos químicos e lixas ou polidores.
Com essa higienização básica, há menos chance de ter um ar-condicionado com cheiro de mofo. Se esse desconforto surgir, contrate uma equipe especializada, como a da Vulp Air, que resolverá o problema independentemente da causa do incômodo.
Aqui, surge uma possibilidade: a assinatura de ar-condicionado. Com essa modalidade, seu aparelho recebe a manutenção adequada no tempo certo. Assim, o equipamento funciona da melhor forma possível.
Leia também: Quais os benefícios do ar-condicionado? Descubra as principais vantagens!
A assinatura de ar-condicionado inclui os serviços necessários para o bom funcionamento da climatização do ambiente. Também reduz custos e gera eficiência, já que você loca os equipamentos para sua empresa, em vez de comprá-los. Ou seja, tem os aparelhos certos para economizar e ganhar qualidade no sistema.
Portanto, é a melhor alternativa para o seu negócio. Afinal, gera benefícios fiscais, já que o aluguel de ar-condicionado permite deduzir o valor pago dos impostos que incidem sobre o negócio.
Ao mesmo tempo, você conta com manutenção preventiva e corretiva, substituição de peças e do aparelho, planejamento personalizado e instalação. Assim, você evita o acúmulo de umidade por ter um equipamento com mais potência do que o necessário, por exemplo, o que leva a uma reciclagem do ar muito rápida e a dificuldades na remoção das gotículas de água.
Também há menos chance de entupimento do encanamento da condensadora, de sobrecarga da drenagem, de congelamento das bobinas da evaporadora e de alta umidade nos dutos. Além disso, as limpezas regulares impedem que você tenha um ar-condicionado com cheiro de mofo. O resultado é mais saúde e bem-estar para as pessoas presentes no local.
Então, que tal resolver qualquer problema no sistema de ventilação da sua empresa? Conte com a assinatura de ar-condicionado da Vulp Air! Entre em contato com nossa equipe comercial, tire todas as dúvidas e veja como a experiência dos nossos especialistas faz toda a diferença na qualidade do ar dos seus ambientes!